Aviso de Privacidade
Sendo assim, este documento tem como objetivo informá-los sobre quais são os dados pessoais coletados, utilizados e tratados pela CRDC em seu site institucional, suas finalidades e quais são os seus direitos enquanto titulares e como exercê-los conosco.
Recomendamos a leitura com atenção e, em caso de dúvidas, consulte o canal de contato apropriado indicado ao final deste documento. Adicionalmente, é importante a releitura destas informações periodicamente, uma vez que este Aviso de Privacidade poderá sofrer alterações – nosso site manterá sempre a versão mais atualizada.
O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMPREENDER MELHOR O AVISO?
Anonimização é o processo irreversível que remove a possibilidade de um dado identificar o Titular ao qual ele originalmente se referia, considerando a utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis na ocasião do Tratamento.
Encarregado é a pessoa do nosso time responsável por cuidar da sua privacidade aqui na CRDC. Se você tiver qualquer dúvida sobre como os seus dados são tratados por nós, é ele quem vai te ajudar.
Colaboradores são todos aqueles que trabalham na CRDC, como estagiários, menores aprendizes, empregados, terceiros, prestadores de serviços, analistas, coordenadores, gerentes e diretores.
Dados pessoais são todas as informações que permitem a sua identificação de forma direta ou que tenham o potencial de o tornar identificável. Por exemplo, seu nome, CPF, e-mail, dados da sua conta bancária, perfil profissional etc.
Dados Pessoais Sensíveis: são quaisquer Dados Pessoais que digam respeito à origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou à organização de caráter religioso, filosófico ou político, bem como dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico.
Titular de Dados Pessoais (“Titular”): é a pessoa física a quem os dados se referem.
Tratamento de Dados Pessoais: significa qualquer operação realizada com seus dados pessoais, como a coleta, utilização, acesso, reprodução, compartilhamento, armazenamento, eliminação, etc.
Toda vez que houver menção aos termos “CRDC”, “nós” ou “nossos”, estamos nos referindo à CRDC; de igual modo, toda vez que houver menção aos termos “você, “seu” ou “sua”, estamos nos referindo a você, o Titular.
QUAIS DADOS PESSOAIS NÓS TRATAMOS E COMO SÃO COLETADOS?
Para iniciarmos e mantermos um relacionamento com você, Titular de Dados Pessoais, precisamos tratar alguns dados pessoais, que podem ser fornecidos por você ou por terceiros.
Abaixo, apresentamos os serviços disponíveis em nosso site, que poderão resultar em atividades de tratamento de seus dados pessoais e as respectivas finalidades.
1) Receber Proposta e Agendar Demonstração:
Para facilitar o envio de proposta comercial e agendamento de demonstração dos serviços de escrituração e registro de duplicatas, disponibilizamos formulários eletrônicos que podem ser preenchidos fornecendo os seguintes dados pessoais:
- Nome e sobrenome da pessoa que será o contato da CRDC para envio da proposta;
- E-mail de contato;
- Telefone de contato.
Também serão solicitadas informações que não são classificadas como dados pessoais, como CNPJ, nome da empresa e telefone comercial.
2) Central de Relacionamento
Como canal de atendimento a clientes, parceiros e usuários de nosso site, fornecemos a possibilidade de envio de uma mensagem eletrônica para o e-mail [email protected]. Nesse caso, trataremos, inicialmente, seu nome, e-mail e eventuais outros dados pessoais que você nos encaminhar e poderemos solicitar outras informações, a depender do caso. Ainda, disponibilizamos um número de telefone para ligações, as quais serão gravadas, e um de WhatsApp para envio de mensagens, canais pelos quais trataremos seu número de telefone, nome e outros dados que sejam necessários para o atendimento em questão.
3) Abertura de Chamado e Suporte CRDC
Visando simplificar o seu atendimento, nós disponibilizamos em nosso site os campos “Abertura de Chamados” e “Suporte CRDC” para que você consiga finalizar sua demanda e buscar soluções de forma mais rápida.
Para facilitar sua identificação e controle interno, será necessária a realização de um cadastro prévio em que serão utilizados:
- Nome completo; e
- E-mail.
Outras informações podem ser eventualmente compartilhadas por você durante o atendimento em nossos canais.
4) Atendimento Remoto
Para tornar o atendimento remoto mais rápido e eficiente, fazemos uso do aplicativo TeamViewer, pelo qual, para termos acesso a seu computador e realizarmos o atendimento, é necessário o fornecimento do ID e senha do acesso remoto.
Nestes casos, além dos dados especificados anteriormente, poderemos coletar outros dados correlatos e necessários para finalização do atendimento.
Desde já, o usuário dos serviços CRDC fica ciente que, a partir do momento do fornecimento do ID e senha de acesso remoto para utilização do aplicativo TeamViewer em seu computador, o colaborador da CRDC poderá ter acesso aos dados disponibilizados pelo usuário e outros dados presentes no computador, mas esse acesso fica limitado à resolução do problema ou assunto do chamado/contato.
5) Plataforma CRDC
Para que você consiga acessar a nossa Plataforma desenvolvida especialmente para melhorar a prestação de nossos serviços, você precisará se cadastrar usando um e-CNPJ e, depois, seu e-CPF para acessar a Plataforma como pessoa autorizada. Dessa forma, para o acesso à Plataforma CRDC e utilização de suas funcionalidades, trataremos seu nome, CPF, data de nascimento, dados de seu certificado digital, e-mail e telefone. Além disso, serão tratados os dados da empresa, tais como, nome, CNPJ, endereço, inscrição estadual e municipal, telefone, e-mail, dentre outros.
6) Denúncias – Canal de Ética
Prezamos pela correta execução dos nossos serviços, sempre baseados nos nossos pilares e valores institucionais, para atingir a excelência e, principalmente, a confiança dos nossos clientes e parceiros.
Assim, para que possamos tomar conhecimento de situações que possam ir de encontro a esses pilares, bem como para adotar as providências cabíveis, criamos um canal de denúncia, onde os interessados poderão entrar em contato conosco de forma anônima, se preferirem, e relatarem o ocorrido.
Este serviço é prestado pelo parceiro Ouvidor Digital, que possibilita o envio de denúncias de forma anônima, facultando a sua identificação.
Caso a pessoa prefira se identificar, são colhidos os seguintes dados:
- Nome completo;
- E-mail; e
- Telefone
Em ambos os tipos de denúncia, receberemos o relato do interessado, além de documentos eventualmente encaminhados por ele. Outros dados pessoais podem ser fornecidos por você quando da descrição detalhada da denúncia.
7) Assegurar o cumprimento de obrigações legais e o exercício de nossos direitos
Seus dados pessoais poderão ser utilizados para atendimento de obrigações dispostas em lei, regulamentações de órgãos governamentais, autoridades fiscais, poder judiciário e/ou qualquer outra autoridade competente, bem como também poderão ser utilizados para resguardo dos nossos direitos e atuações em processos judiciais, administrativos e arbitrais.
8) Cookies
Cookie é um pequeno texto enviado ao seu navegador por um site que você visita. Ele ajuda o website a se lembrar de informações sobre a visita, como o seu idioma, por exemplo. Isso pode tornar a sua próxima visita mais fácil e o site mais útil para você.
Nós usamos os cookies, por exemplo, para contar quantos visitantes recebemos no nosso website, ajudar você a solicitar os nossos serviços, e lembrar as suas configurações de anúncios.
Para melhor conhecimento sobre os tipos de cookies que utilizamos, veja a tabela abaixo:
Tipos de Cookies | Cookies Coletados | O que eles fazem? |
Necessários | WordPress | Os cookies são essenciais para que o nosso website carregue adequadamente e permita que você navegue corretamente, bem como faça o uso de todas as funcionalidades disponíveis. |
Desempenho | Google, Facebook, Instagram | Os cookies nos ajudam a entender como os visitantes interagem com o nosso website, fornecendo informações sobre as áreas visitadas, o tempo de visita ao site e quaisquer problemas encontrados, como mensagens de erro. |
Funcionais | WordPress, Divi, Facebook | Os cookies permitem que a nossa página na internet se lembre de suas escolhas anteriores, como, por exemplo idioma, para proporcionar uma experiência personalizada. Também, possibilitam que os usuários preencham campos para comentários, dentre outros. |
Marketing | Facebook, Instagram | Os cookies são utilizados para fornecer mais conteúdo relevante e do interesse dos usuários.
Podem ser utilizados para apresentar publicidade com um maior direcionamento ou limitar o número que esta é veiculada, nas páginas da CRDC. Também, permitem a medição da eficácia de uma campanha publicitária lançada. |
Destacamos que a aceitação dos cookies classificados como necessários são essenciais para o normal funcionamento deste website, sendo que a oposição à utilização desta ferramenta poderá prejudicar a navegação e utilização dos serviços aqui disponíveis.
COM QUEM SEUS DADOS PESSOAIS SÃO COMPARTILHADOS?
A CRDC compartilha os seus dados pessoais com instituições parceiras que fazem parte da estrutura operacional da Companhia, empresas prestadoras de serviços, parceiros comerciais e de negócios e órgãos públicos.
Seus Dados Pessoais poderão ser compartilhados quando necessário às nossas atividades comerciais, no relacionamento com instituições financeiras ou para cumprir ordem judicial ou pelo requerimento de autoridades administrativas que detenham competência legal para sua requisição. O compartilhamento de seus dados só ocorrerá para cumprir alguma finalidade específica.
Para resguardar a sua privacidade, a CRDC utiliza instrumentos contratuais e auditorias para assegurar que os terceiros que recebam os seus dados pessoais em nome desta confiram a eles a mesma proteção que a CRDC proporciona.
É possível que, eventualmente, o Terceiro se encontre fora do Brasil. Nestes casos, nos certificaremos de que essa transferência ocorra apenas para empresas que também garantam a segurança de seus dados e que a transferência se baseie nas hipóteses previstas na LGPD.
Quando usamos sistemas de armazenamento em nuvem, seus dados também podem ser tratados fora do Brasil. Nessas hipóteses, buscamos escolher os melhores fornecedores internacionais, assim reconhecidos pelo mercado.
QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS?
Você, cliente da CRDC, possui os seguintes direitos relativos às suas informações pessoais:
- Saber se há algum tratamento com seus dados pessoais, quais dados são tratados e para qual finalidade;
- Corrigir ou solicitar a correção de dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados;
- Solicitar a anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários ou excessivos;
- Solicitar a portabilidade dos dados a outro fornecedor de produtos ou serviços similares;
- Solicitar a eliminação dos dados coletados e utilizados com base no seu consentimento;
- Quando a atividade de tratamento necessitar do seu consentimento, você pode se negar a consentir. Nesse caso, lhe informaremos sobre as consequências da negativa do seu consentimento;
- Obter informações sobre as entidades públicas ou privadas com as quais a CRDC compartilha os seus dados;
- Revogar o seu consentimento, quando a atividade de tratamento se der mediante a sua coleta;
- Pedir a revisão de decisões tomadas unicamente com base em tratamento automatizado de dados pessoais que afetem seus interesses.
Além disso, você pode exercer outros direitos que lhe são conferidos por lei. Para que você possa exercer os seus direitos, a CRDC disponibiliza o e-mail [email protected] para contato com o nosso Encarregado de dados pessoais.
POR QUANTO TEMPO A CRDC TRATA OS SEUS DADOS PESSOAIS?
Os seus dados pessoais serão retidos pelo tempo que for necessário para cumprir a finalidade para a qual foram coletados, a menos que um período de retenção mais longo seja necessário para cumprir obrigações legais, resguardar os direitos da CRDC ou cumprir acordos judiciais/extrajudiciais.
Para determinar o período de retenção de seus dados pessoais, a CRDC considera os seguintes critérios:
- Se há uma obrigação legal, contratual ou outra de reter dados pessoais, ou se são necessários para fins de investigação ou litígio;
- Se são necessários para manter registros comerciais e financeiros precisos.
COMO A CRDC MANTÉM OS SEUS DADOS SEGUROS?
A CRDC adota políticas e procedimentos rigorosos que determinam como os dados pessoais devem ser tratados. Tais normas têm como objetivo garantir o tratamento adequado e lícito de dados pessoais, possibilitando o acesso desses dados por seus colaboradores para se manter atualizado quanto às normas internas da companhia sobre esse tema.
Além disso, todos aqueles que tiverem acesso aos Dados Pessoais tratados por nós deverão se comprometer a manter sigilo.
A CRDC adota, também, medidas técnicas aptas a manter os seus dados pessoais seguros e protegidos de acessos não autorizados e de situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou qualquer outra forma de tratamento inadequado ou ilícito, sempre à luz das regras aplicáveis de proteção de dados e segurança da informação.
As medidas de segurança da CRDC são continuamente monitoradas e revisadas de acordo com os avanços tecnológicos e recursos organizacionais.
CONTATO
Se você tiver dúvidas sobre como a CRDC trata os seus dados pessoais, entre em contato com o nosso Encarregado por meio do e-mail [email protected].
ATUALIZAÇÃO
Este Aviso de Privacidade poderá ser alterado para garantir sempre a transparência com nossos clientes, parceiros e usuários. Por isso, aconselhamos que você consulte esse Aviso periodicamente. Nosso site manterá sempre a versão mais atualizada.
Última atualização em 30 de agosto de 2021.