Perguntas Frequentes

O acesso a plataforma da CRDC é feito com certificados do tipo e-CNPJ e e-CPF, nos modelos: token, cartão com leitora e arquivo instalado direto no computador. Porém, recomendamos o uso do e-CPF para maior segurança jurídica. Além disso, alguns custodiantes exigem a assinatura de documentos apenas com e-CPF, ou seja, caso o usuário realize o login com o e-CNPJ e existam documentos pendentes de assinatura, os mesmos nem são apresentados para assinatura.

É obrigatório que seja instalado o plugin Web PKI, para conseguir acessar a plataforma e garantir uma boa performance no processo de assinatura dos documentos na Plataforma CRDC.

Não. O acesso a plataforma da CRDC pode ser feito com certificados do tipo e-CNPJ e e-CPF.

Sim, mas orientamos que o seu jurídico informe qual o certificado que oferece maior segurança nos processos da sua empresa.

A Plataforma CRDC permite o acesso com os dois modelos de certificados: A1 (arquivo instalado direto no computador) e A3 (token ou leitora com cartão).

A operação pode ser gerada de duas formas:
1 – Via integração com o seu ERP (sistema operacional) ou com o seu Portal do Custodiante ou
2 – De forma manual, direto pela própria plataforma CRDC.

Sim, os documentos ficam disponíveis na Plataforma CRDC onde você poderá fazer o download dos arquivos .pdf com as assinaturas digitais e o arquivo pkcs#7 (arquivo criptografado válido juridicamente). Os documentos podem ficar armazenados na Plataforma por até 8 anos.

Em cada documento assinado digitalmente na Plataforma, é disponibilizado o arquivo .pdf com as assinaturas e o arquivo pkcs#7 para download (duplicatas, termo de cessão, contrato mãe, nota promissória, carta de cessão e documentos avulsos). Estes arquivos ficam disponíveis para download por 30 dias. Após este período, somente os clientes que contratam o serviço de armazenamento conseguem ter acesso aos documentos para download.

Não possuímos modelo de contrato mãe. A sua empresa deverá inserir o modelo que utiliza através de arquivo pdf.

A CRDC efetua esta integração junto ao seu ERP. A nossa equipe de desenvolvimento enviará todos os documentos necessários para a integração e auxiliará seu ERP no processo de desenvolvimento oferecendo todo suporte necessário.

Sim, a nossa equipe de desenvolvimento enviará todos os documentos necessários para a integração e auxiliará seu ERP no processo de desenvolvimento oferecendo todo suporte necessário.

Não existe custo adicional algum para esta integração. Todo processo já está contemplado no pagamento de setup.

De acordo com o Instituto de Tecnologia da Informação (ITI), ” O Carimbo do Tempo, também conhecido como timestamp, é um documento eletrônico emitido por uma parte confiável, a Autoridade Certificadora do Tempo – ACT, que serve como evidência de que uma informação digital existia numa determinada data e hora no passado”.

Logo, o carimbo do tempo é o registro da hora oficial brasileira emitida por uma autoridade certificadora do tempo (ACT) credenciada pelo ITI que é vinculado ao Governo Federal. Em resumo, corresponde a um selo que atesta a data e hora nas quais um documento eletrônico foi assinado digitalmente.

Atualmente, possuímos uma funcionalidade onde é possível subir qualquer documento para assinatura digital a partir de um contrato mãe com o seu cedente (Anexos de Contratos Mãe).

 

É obrigatório que seja instalado o plugin Web PKI, para conseguir acessar a plataforma e garantir uma boa performance no processo de assinatura dos documentos na Plataforma CRDC.

Não, a plataforma CRDC funciona “full-time”, exceto em feriados e finais de semana quando existem janelas de paralisação para manutenção, porém é preciso ressaltar que alguns Custodiantes possuem horário para aprovação das suas operações.

O cedente receberá um e-mail com o link da Plataforma CRDC para assinatura dos documentos.

12 meses

Não. A contratação é opcional, porém o cliente só terá acesso aos documentos assinados e ao arquivo pkcs#7 pelo período de 30 dias, caso não contrate o armazenamento. Sendo necessário efetuar o backup destes documentos dentro deste período (30 dias).

É uma entidade autorizada e regulada pelo BCB – Banco Central do Brasil para realizar o armazenamento e a publicidade das informações relativas aos ativos financeiros (aqui duplicatas), às transações realizadas e às garantias a eles vinculadas. É possível realizar a constituição de ônus e gravames sobre ativos financeiros nas operações de cessão fiduciária, onde os ativos registrados servem como garantias numa operação.

Atualmente não, porém quando for implantado o processo da duplicata escritural será obrigatório.

Interoperabilidade é a troca de informações entre as Entidades Registradoras, de modo a garantir a unicidade do ativo financeiro registrado e que este ativo não seja vendido ou utilizado como garantia em mais de uma operação ao mesmo tempo.

O custo é de alguns centavos, consulte o consultor CRDC e solicite uma proposta comercial para sua empresa.

Sim, no Portal de Registros CRDC é possível efetuar o cancelamento e alteração dos Registros efetuados.